Mais uma empresa promissora nasceu na Incubadora Tecnológica da UFSM e já está crescendo. A Sonnen Energia, que fabrica as estruturas de alumínio, onde são fixados os painéis solares, e placas de monitoramento para sistemas de geração de energia solar, alugará um prédio em Camobi para instalar sua indústria.
Desde setembro, a empresa já produz essas estruturas de fixação e os controladores para miniusinas de energia solar que estão sendo instaladas em São Paulo, Rio e Minas Gerais cada uma ocupa até 2 hectares de painéis e gera até 1 MW.
Inicialmente, a Sonnen está terceirizando a fabricação das estruturas de alumínio em fábricas de Caxias do Sul e Região Metropolitana. Agora, abrirá a unidade em Santa Maria para preparar as estruturas para a entrega, o que envolve corte e furação das peças. Para isso, devem ser contratadas sete pessoas, segundo o gerente comercial da Sonnen, Rodrigo Pereira Corrêa.
Porém, a intenção é que, em 2016, a fábrica própria seja instalada em Santa Maria, com o apoio da prefeitura, que ajudará no aluguel da área, e da UFSM. Além disso, a Sonnen firmou uma parceria com a Globo Brasil, primeiro fabricante brasileiro de painéis fotovoltaicos, e a Schneider Eletric, que produz os inversores (que interligam o sistema solar com a rede de energia da rua) para criar um grupo que desenvolve o primeiro sistema de geração de energia solar com tecnologia 100% brasileira.
Há projetos de usinas solares na região de Uruguaiana. Já um sistema para residências, que reduz a conta de luz em 95%, custa de R$ 22 mil a R$ 38 mil, paga-se em cerca de cinco anos e dura 30 anos.
"